Aftomune

AftomuneA AFTOMUNE® é uma vacina indicada para a prevenção da febre aftosa, desenvolvida sob os mais altos e criteriosos padrões de segurança e qualidade, para que o rebanho vacinado esteja fortemente protegido.

Para tanto, a INOVA Biotecnologia investiu milhões em instalações, equipamentos e desenvolvimento do produto, com o objetivo de que o rebanho brasileiro não tenha qualquer indício da enfermidade, contribuindo para a erradicação da doença no país.Pensando nisso, AFTOMUNE® foi desenvolvida para ser uma vacina potente e livre de proteínas não estruturais (PNEs). Por essas características a vacina enquadra-se como uma ferramenta epidemiológica, à medida que possibilita a prevenção da enfermidade e facilita a diferenciação entre animais vacinados e infectados; resultando em uma maior credibilidade ao pecuarista, pois rebanho protegido significa a perpetuação do negócio.

Dados Técnicos:

A Aftomune® é uma vacina contra a febre aftosa, trivalente O, A e C, produzida em substratos de culturas de células BHK 21 Clone 13 (Baby Hamster Kidney), células clonadas de rim de hamster lactente. Clarificada em centrífugas especiais utilizando, para a fase de inativação, um inativante de primeira ordem: BEI (etileniminabinaria).

A vacina é altamente purificada por precipitação seletiva com PEG 6.000 e posteriormente concentrada por ultra filtração com Hollow Fiber de 500 K Daltons, para retirada de possíveis proteínas não estruturais. Os antígenos são adicionados de saponina, adjuvante imunológico e posteriormente emulsificado em adjuvante oleoso. A emulsão final tipo primária W/O – water-in-oil – (água em óleo). É aplicada via subcutânea ou intramuscular no terço médio superior do pescoço do bovino. Do ponto de inoculação a vacina vai lentamente migrando para os gânglios linfáticos da região, formando satélites da vacinação. Nestes gânglios, o adjuvante oleoso libera lentamente micro gotículas de antígeno, acionando o sistema imunitário de forma lenta e consistente. Esta fase é conhecida como slow release (liberação lenta), que determina a geração de um “booster” (reforço ou dose adicional) imunitário, obtendo uma imunidade mais potente e duradoura.

Aftomune® gera uma imunidade protetora a partir de 21 dias posterior à vacinação nos animais jovens “primo vacinados” e essa imunidade permanece por seis meses, comprovados por testes oficiais de Duração de Imunidade. Já em animais revacinados a imunidade inicia com menos de sete dias.